Nota Fiscal Paulista falta transparência nos sorteios

Alertas Google

SÃO PAULO – Os consumidores português que exigirem notas fiscais nas compras realizadas poderão ganhar carros de luxo do governo do país. A iniciativa prevê sorteios semanais de 60 carros de “primeira linha”, informou o site Financial Times.

O objetivo da iniciativa é fortalecer o dever civil da população e combater à sonegação fiscal, concorrência desleal e à economia informal, que movimenta o equivalente a quase um quinto da produção nacional, segundo estimativa do próprio governo.

Ao converter as notas fiscais em bilhetes de loteria, o governo acredita que pode reprimir sonegadores. Os esforços fazem parte das metas quanto ao déficit público, parte do acordo internacional de resgate de 78 bilhões de euros.

Ainda de acordo com o site, as autoridades portuguesas acreditam que o custo da compra dos carros que serão sorteados aos contribuintes – valor estimado em 90 mil euros por unidade (preço de um Porsche Boxter S, por exemplo) – será compensado pela arrecadação tributária ampliada sobre o valor das transações antes não declarado.

Inspiração paulista
A estratégia portuguesa – conhecida no estado de São Paulo como a “Nota Fiscal Paulista” – foi justamente inspirada nos resultados do estado brasileiro. Além dele, o governo português afirmou que se baseou em iniciativas similares na Argentina, Colômbia, Porto Rico e Taiwan.

Além de Portugal, apenas a Eslováquia oferece sorteios em dinheiro e carros para os cidadãos que exigem a nota fiscal na Europa.

Só no brasil mesmo existe um tipo de sorteio que não é 100% transparente, como sempre é uma VERGONHA E FALTA DE RESPEITO COM NÓS CONTRIBUINTES.

ACORDA BRASIL! NOTA PAULISTA É UMA FRIA.